Educação terapêutica

Educação Terapêutica e Terapia Social.

O CURSO

“Curso de Pedagogia Curativa”, apresentado por Rudolf Steiner a médicos na Alemanha em 1924, traz conhecimentos profundos sobre o desenvolvimento e características do ser humano, enfocando o olhar e uma terapêutica para a pessoa com deficiência (PcD) ou com questões em seu desenvolvimento, sejam crianças, jovens ou adultos.

 

NOMENCLATURA
Estes conhecimentos, trazidos ao Brasil na década de 50, foram traduzidos inicialmente como Pedagogia Terapêutica, depois como Pedagogia Curativa e Terapia Social. A partir de 2010 passou a ser denominada “Educação Terapêutica e Terapia Social”. A primeira se dedica a crianças e adolescentes e a Terapia Social, a jovens, adultos e idosos.

 

 

INSTITUIÇÕES NO BRASIL
A primeira instituição no país surge na década de 1960 – Angaiá, em Campos do Jordão/SP. Mais tarde é fundada a Casa do Sol em 1986, em 1991 nasce a Associação Beneficente Parsifal, ambas em São Paulo, e hoje são 11 instituições. Em 2004 é criada a Federação de ETTS, que atende as filiadas e instituições parceiras e, desenvolve projetos comuns, cursos de capacitação entre outros.

 

PÚBLICO ATENDIDO
Atualmente, 80% do público atendido nas instituições vêm de uma população de baixa renda e o perfil das deficiências é predominantemente Deficiência Intelectual (DI) e/ou Múltiplas Deficiências.

 

A BUSCA POR CURSOS

A crescente demanda no Brasil pela Formação em Educação Terapêutica e Terapia Social é decorrente da busca cada vez maior pelo desenvolvimento pessoal e profissional, também devido à lei da Inclusão Escolar, sendo o público interessado formado prioritariamente por professores e profissionais independentes ligados à saúde e educação. Estes conhecimentos podem ser aplicados em instituições, escolas, organizações de educação social ou complementar, hospitais, serviços diversos e no atendimento clínico.

 

 

(Fonte da Imagem: Acervo da Associação Beneficente Parsifal)

FORMAÇÕES - HISTÓRICO

A 1ª Formação – 1991 na Associação Beneficente Parsifal em São Paulo.

2ª Formação – na Associação B. Três Fontes em Campinas, coordenada por Evelyn Scheven e um grupo de pessoas.

 

Depois surgem novos cursos em Curitiba, Belo Horizonte, Aracajú e outros e posteriormente é formada a Associação Sergei Prokofieff, que reúne diversos cursos.

 

Em 2001, é criada nova Formação em SP por Lucinda Dias, depois em Florianópolis, mais tarde em BH e em 2018 em Recife.

 

As Formações são cursos livres e independentes e não têm vínculo direto com a Federação de ETTS. Suas estruturas são variadas em duração e número de módulos.

Formações Atuais

Com reconhecimento da Seção de Medicina Antroposófica do Goetheanum/Dornach, Suíça e da Seção de Medicina Antroposófica do Brasil.

 

COM CONCESSÃO DE BOLSAS DO PRÓPRIO CURSO E PELO FUNDO DE BOLSAS (FUB)

 

Coordenação Geral: Maria Regina Redondo, Anna Hultmark Varejão, Maria Lúcia Machado e Maria Inês Nigro pela Associação Beneficente Parsifal

São Paulo – SP
Local do curso: Associação Beneficente Parsifal, zona sul
Endereço: R. Robélia, 59 – Jardim Prudência, CEP 04648-240
Inscrições e Informações: Maria Regina Redondo ou Maria Lúcia Machado Telefones: (11) 5547 0201 e 11 5523-1487
E-mail:  formacao@parsifal.org.br

 


Para outros cursos ou formações livres, acesse:

https://www.pedagogiacurativa.org.br/formacoes/


Inscrição Para Bolsas

Pedimos que consulte as Regras Gerais.
Se a sua instituição já possui cadastro no nosso portal de inscrição de bolsistas, clique no botão para fazer o cadastramento do candidato.

 

[BAIXE AQUI O TUTORIAL DO SISTEMA]

Ou

[ ASSISTA AQUI O TUTORIAL DO SISTEMA ]

Nossos Parceiros