A Euritmia é a matéria curricular da pedagogia Waldorf que perpassa todos os âmbitos da escola, desde o maternal até o fim do ensino médio e – cada vez mais – vem sendo praticada também pelos professores, funcionários e pais da instituição escolar.

 

 

Como arte do movimento, ela convida a pessoa a se engajar de corpo, alma e espírito nos seus movimentos e gestos significativos que podem ser sentidos, em cada idade de maneira distinta, como movimentos que provém da essência do ser humano. Inspirada nas genuínas expressões culturais do canto (a música) e da fala (principalmente a fala poética) a Euritmia remonta às origens, nas profundezas humanas, de onde brotam os arquétipos que fundamentam essas expressões.

 

Através do próprio sentimento, toda pessoa pode encontrar um acesso pessoal a esses movimentos e gestos para, por meio deles, fortalecer-se na dignidade de seu potencial humano.

 

(Fonte da Imagem: Acervo da ABRE)

Desde a inauguração da primeira Escola Waldorf em 1919 a Euritmia foi incluída no currículo de todas as séries. Ela atua como fator de integração entre as disciplinas aprofundando o aprendizado ao conduzir o corpo todo em um movimento com sentido. A criança ou jovem pode expressar no movimento o que sua alma experimenta no aprendizado da geometria, astronomia ou história, por exemplo.

 

A Euritmia nasceu como arte e com esta vocação é que ela é introduzida na pedagogia. Mesmo quando aplicada na educação, o elemento eurítmico deve derivar de uma verdadeira apreensão dos princípios artísticos da euritmia.

 

Neste sentido, os profissionais preparados para esta profissão passam por uma formação básica eminentemente artística com a duração de 4 anos e então fazem a especialização em Euritmia Pedagógica, na qual é estabelecida a relação desta arte com os conteúdos do curso de Antropologia Geral. Por seu caráter artístico que implica na criação de capacidades e transformação do instrumento corporal, a formação em Euritmia é intensa exigindo prática semanal dos conteúdos desenvolvidos.

 

 

(Fonte da Imagem: Acervo da ABRE)

Cursos Apoiados

Para informações, acesse:

Site formação: https://www.euritmiaformacao.com/

site ABRE: http://www.euritmia.org.br/


Inscrição Para Bolsas

Pedimos que consulte as Regras Gerais.
Se a sua instituição já possui cadastro no nosso portal de inscrição de bolsistas, clique no botão para fazer o cadastramento do candidato.

 

[BAIXE AQUI O TUTORIAL DO SISTEMA]

Ou

[ ASSISTA AQUI O TUTORIAL DO SISTEMA ]

Nossos Parceiros