A INICIATIVA O Fundo Único de Bolsas – FUB, é uma iniciativa que nasceu em 2008 a partir da necessidade de se apoiar financeiramente a formação de novos(as) docentes e terapeutas no Brasil, assim como novos cursos e seus Centros de Formação. Seguindo a orientação da Fundação Software AG/Alemanha, a Associação SAGST, representante da Fundação no Brasil, deu os primeiros passos para a implantação do FUB convidando a Associação Mahle e a Associação Beneficente Tobias a participarem desse desafio. No início de 2009, a Federação das Escolas Waldorf no Brasil (FEWB) e a Federação de Educação Terapêutica e Terapia Social no Brasil (FETTS) também passaram a integrar esse grupo trazendo importantes contribuições a respeito das realidades e situações das instituições de educação Waldorf e das instituições de Educação Terapêutica e de Terapia Social espalhadas pelas diversas regiões do país. Ao longo dos anos aconteceram algumas mudanças na composição e gestão desse grupo até que se chegasse a atual formação, composta pelo Instituto Mahle, como principal financiador, a FEWB como administradora, e a FETTS, Fórum das Formações em Pedagogia Waldorf, Centro de Formação em Pedagogia Curativa e Terapia Social da Associação Parsifal e a Conferência Econômica do Goetheanum como parceiros.

A DEMANDA
O aumento do número de novas instituições de educação Waldorf e instituições de Educação Terapêutica e de Terapia Social antroposóficas tem se dado de maneira exponencial nos últimos anos no Brasil, entretanto, o número de profissionais com a formação específica nessa abordagem não tem acompanhado o ritmo desse crescimento. Por conta dessa realidade, ainda é comum encontrar profissionais atuando nesses espaços sem a qualificação adequada, tornando mais frágil a sustentação teórica/prática desta concepção filosófica-espiritual. O nascimento de novas iniciativas antroposóficas também impactou na procura por centros de formação que oferecessem cursos voltados à diversas áreas relacionadas ao currículo, além da Pedagogia Waldorf e da Educação Terapêutica e Terapia Social, tais como Artes, Música, Educação Física e Euritmia; fato este que contribuiu para a abertura de novos centros em regiões onde até então não havia qualquer acesso à formação. Apesar de existir a demanda pela formação e locais acessíveis para realizá-la, ainda era preciso transpor uma outra barreira: a condição financeira do(a) educador(a) para custear todos os gastos que envolvem a formação (em sua maioria acontecem em módulos de imersão onde é preciso também arcar com hospedagem e alimentação, além do deslocamento). É sabido que a remuneração que recebem em seus trabalhos é, em sua maioria, abaixo de suas necessidades. Dentre as 38 instituições classificadas como "Sociais" pela FEWB, ou seja, aquelas organizações que têm em sua missão o compromisso com atendimento a crianças e jovens em vulnerabilidade social, e dentre as 11 instituições de Educação Terapêutica e Terapia Social antroposófica, essa é uma realidade ainda mais delicada e frágil. Com o propósito de viabilizar a formação de educadores(as) de instituições antroposóficas no Brasil, o FUB tem se mostrado um projeto indispensável diante da realidade e um importante parceiro na melhoria da qualidade pedagógica e terapêutica desses espaços.

QUEM MANTÉM Atualmente os recursos que compõem o Fundo de Bolsas advém majoritariamente do Instituto Mahle com uma contrapartida da FEWB. A partir deste ano, ex-bolsistas, empresas ou quaisquer pessoas que queiram apoiar o Fundo poderão fazê-lo através da campanha Apoie essa causa. A FETTS, Fórum das Formações em Pedagogia Waldorf, Centro de Formação em Pedagogia Curativa e Terapia Social da Associação Parsifal e Conferência Econômica do Goetheanum compõe o grupo de apoio do projeto.

QUEM APOIAMOS O apoio financeiro está destinado ao estudante que atua como docente, auxiliar ou terapeuta em instituição de educação Waldorf ou de Educação Terapêutica e Terapia Social antroposófica; E pessoas que atuam na área de educação ou educação terapêutica. Desta forma, o Fundo atende instituições de educação Waldorf ou de Educação Terapêutica e Terapia Social antroposófica que demonstrem ser parceiras na formação/capacitação de seus docentes, educadores(as) ou terapeutas, contribuindo com uma parcela da anuidade do curso.

GESTÃO
O Grupo Gestor do FUB é composto atualmente por: • 1 gestora • 1 representante do Instituto Mahle • 2 representantes da Federação das Escolas Waldorf do Brasil (FEWB) • 1 representante da Federação das instituições de Educação Terapêutica e Terapia Social (FETTS) • 1 representantes do Fórum das Formações em Pedagogia Waldorf • 1 representante do Centro de Formação em Pedagogia Curativa e Terapia Social da Associação Parsifal • 1 representante da Conferência Econômica do Goetheanum As principais atribuições do Grupo Gestor são: • Definir as regras e estabelecer os critérios de participação a cada edição do FUB; • Analisar as solicitações de bolsas dos candidatos; • Deliberar sobre a inclusão ou exclusão de cursos de formação enquanto beneficiários das bolsas; • Estabelecer políticas para a aplicação dos recursos do Fundo de Bolsas; • Aprovar a prestação de contas dos recursos aplicados. HISTÓRICO DA GESTÃO
• De 2009 a 2013 a gestão de grande parte dos processos foi feita pela SAGST, MAHLE E ABT; • De 2014 a 2017 foi realizado de forma compartilhada entre FEWB, SAGST, MAHLE e parcialmente pela FETTS; • De 2018 até agora tem sido gerido pela FEWB em parceria com a MAHLE, FETTS, FÓRUM DAS FORMAÇÕES EM PEDAGOGIA WALDORF, CENTRO DE FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA CURATIVA E TERAPIA SOCIAL DA ASSOCIAÇÃO PARSIFAL, CONFERÊNCIA ECONÔMICA DO GOETHEANUM.