A INICIATIVA O Fundo de Bolsas – FUB, é uma iniciativa que nasceu em 2008 a partir da necessidade de se apoiar financeiramente a formação de novos(as) docentes e terapeutas no Brasil, assim como novos cursos e seus Centros de Formação. Seguindo a orientação da Fundação Software AG/Alemanha, a Associação SAGST, representante da Fundação no Brasil, deu os primeiros passos para a implantação do FUB convidando a Associação Mahle e a Associação Beneficente Tobias a participarem desse desafio. No início de 2009, a Federação das Escolas Waldorf no Brasil (FEWB) e a Federação de Educação Terapêutica e Terapia Social no Brasil (FEETTS) também passaram a integrar esse grupo trazendo importantes contribuições a respeito das realidades e situações das instituições de educação Waldorf e das instituições de Educação Terapêutica e de Terapia Social espalhadas pelas diversas regiões do país. Ao longo dos anos aconteceram algumas mudanças na composição e gestão desse grupo até que se chegasse a atual estrutura composta por representantes da instituição financiadora (Instituto Mahle), da instituição proponente do projeto (FEWB), da Federação de Educação Terapêutica e Terapia Social, do Fórum das Formações, e por pessoas ligadas ao movimento Antroposófico.

A DEMANDA
O aumento do número de novas instituições de educação Waldorf e instituições de Educação Terapêutica e de Terapia Social antroposóficas tem se dado de maneira exponencial nos últimos anos no Brasil, entretanto, o número de profissionais com a formação específica nessa abordagem não tem acompanhado o ritmo desse crescimento. Por conta dessa realidade, ainda é comum encontrar profissionais atuando nesses espaços sem a qualificação adequada, tornando mais frágil a sustentação teórica/prática desta concepção filosófica-espiritual. O nascimento de novas iniciativas antroposóficas também impactou na procura por centros de formação que oferecessem cursos voltados à diversas áreas relacionadas ao currículo, além da Pedagogia Waldorf e da Educação Terapêutica e Terapia Social, tais como Artes, Música, Educação Física e Euritmia; fato este que contribuiu para a abertura de novos centros em regiões onde até então não havia qualquer acesso à formação. Com a facilidade de acesso à formação, ainda havia uma outra barreira a ser transposta: o custo da formação e todos os gastos que o(a) educador(a) tem quando decide fazer o curso (em sua maioria acontecem em módulos de imersão onde é preciso também arcar com hospedagem e alimentação, além do deslocamento). É sabido que a remuneração que recebem em seus trabalhos é, em sua maioria, abaixo de suas necessidades. Dentre as 26 instituições classificadas como "Sociais" pela FEWB, ou seja, aquelas organizações que têm em sua missão o compromisso com atendimento a crianças e jovens em vulnerabilidade social, e dentre as 10 instituições de Educação Terapêutica e Terapia Social antroposófica, essa é uma realidade ainda mais delicada e frágil. Com o propósito de viabilizar a formação de educadores(as) antroposóficos no Brasil, o FUB tem se mostrado um projeto indispensável para que o conhecimento dessa ciência-espiritual possa ser praticado de forma embasada.

A MISSÃO O FUB tem como missão contribuir para a melhoria da qualidade da educação Waldorf e da aplicação da Educação Terapêutica e da Terapia Social em instituições, escolas ou organizações sociais de educação formal, contraturno escolar e atendimentos terapêuticos institucionais. Essa contribuição se dá através da concessão de bolsas de estudos a educadores(as) e terapeutas em cursos de formação antroposófica.

QUEM MANTÉM Atualmente os recursos que compõem o Fundo de Bolsas advém majoritariamente do Instituto Mahle com uma contrapartida da Federação das Escolas Waldorf no Brasil (FEWB). Desde o ano passado, ex-bolsistas, empresas ou quaisquer pessoas que queiram apoiar o Fundo podem fazê-lo através da campanha Apoie essa causa

A GESTÃO
Atualmente a gestão do FUB se estrutura da seguinte maneira: • Comitê Gestor - responsável por definir as regras e estabelecer os critérios de participação a cada edição do FUB; fazer a seleção dos contemplados com a bolsa; e estabelecer as políticas para a aplicação dos recursos. Quem compõe esse grupo: - 1 representante da instituição financiadora do projeto (Instituto Mahle) - 2 representantes da instituição proponente do projeto (FEWB) - 1 gestor - 1 pessoa ligada ao movimento antroposófico Conselho Consultivo - responsável por avaliar o trabalho/processos do Comitê; sugerir e propor mudanças; participar do processo de prestação de contas do recurso doado, da análise de resultados e encaminhamentos realizados Quem compõe esse grupo: - 1 representante da Educação Terapêutica e Terapia Social Antroposófica - 1 representante do Fórum das Formações em Pedagogia Waldorf - 1 pessoa ligada ao movimento antroposófico HISTÓRICO DA GESTÃO
• De 2009 a 2013 a gestão de grande parte dos processos foi feita pela Software AG, Associação Tobias e Instituto Mahle • De 2014 a 2017 foi realizado de forma compartilhada entre Software AG, Instituto Mahle, Federação das Escolas Waldorf e Federação de Educação Terapêutica e Terapia Social • De 2018 a 2025 foi gerido pela Federação das Escolas Waldorf, em parceria com o Instituto Mahle, Federação de Educação Terapêutica e Terapia Social, Fórum das Formações em Pedagogia Waldorf, e por uma pessoa do movimento antroposófico especialista em economia viva • A partir da edição 2026 será gerido pela Federação das Escolas Waldorf, em parceria com o Instituto Mahle, um gestor e uma pessoa do movimento antroposófico especialista em igualdade racial; com o apoio de uma pessoa do movimento antroposófico especialista em economia viva e representantes da Educação Terapêutica e Terapia Social Antroposófica, e do Fórum das Formações em Pedagogia Waldorf.